quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Severn Suzuki - A menina que calou o mundo por 5 minutos



Severn Suzuki - Eco Rio 92


Hoje com 28 anos, Severn Cullis-Suzuki é escritora, palestrante, apresentadora de TV e uma das mais respeitadas ambientalistas do mundo.

Aos 9 anos, ela e alguns amigos no Canadá fundaram o ECO (Environmental Children's Organization) para ensinar a outras crianças sobre os problemas ecológicos.

Mas foi aos 12, que ela ficou conhecida MUNDIALMENTE. Ela arrecadou recursos e viajou até o Rio de Janeiro, onde fez um discurso MEMORÁVEL no encontro das nações unidas, o ECO 92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e para o Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, que teve como objetivo principal buscar meios e conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.

ECO RIO 92

A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade desses países de receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável.

Naquele momento, a posição dos países em desenvolvimento tornou-se mais bem estruturada e o ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de princípios como o das responsabilidades comuns, mas diferenciadas. A mudança de percepção com relação à complexidade do tema deu-se de forma muito clara nas negociações diplomáticas, apesar de seu impacto ter sido menor do ponto de vista da opinião pública.

ECO - Rio 92



Entre tantos nomes e representantes presentes na conferência, a menina canadense Severn Cullis Suzuki, com 12 anos, na época, abalou os corações alheios. Ela conseguiu chamar a atenção de toda a platéia, inclusive dos líderes mundiais.

A menina fez um apelo aos políticos, pedindo o posicionamento deles em relação ao futuro do nosso planeta. Além disso, discursou em causa das crianças. Expôs de forma contundente a luta dela pelo futuro das gerações.  (Confira o Vídeo a seguir).



Em 1993, ela publicou o livro Diga ao Mundo. Atualmente, Severn Suzuki, é ativista ambiental, cientista e apresentadora de TV (participou do programa Suzuki's Nature Quest, transmitido pelo canal Discovery Channel).







Assine para receber novos artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...